5 Erros a Serem Evitados ao Fazer um Curriculum

Na hora de se procurar um trabalho uma das questões mais preocupantes é como fazer um bom curriculo, para responder a essa questão e também mostrar que o curriculum vitae não tão difícil de ser feito como parece elaboramos 5 dicas de coisas que não devem ser feitas no documento.

A primeira dica de como fazer curriculum dis respeito a atualização dos dados de seu curriculum vitae. Se suas informações profissionais estiverem desatualizadas o avaliador poderá acreditar que há um certo descuido de sua parte, além de que informações de contato desatualizadas também não lhe ajudarão. Um bom modelo curriculum é aquele que está sempre sendo atualizado.

A segunda dica é que não passe informações incompletas, por exemplo, na sessão de experiência profissional não liste apenas o nome das empresas pelas quais já passou, faça um apanhado curto de metas que conseguiu atingir, qualidades desenvolvidas, enfim dê mais informações ao avaliador.

Outro problema a ser evitado em modelos curriculum é escrever demais e usar linguagem inadequada. Lembre-se o avaliador quer conhecer você como profissional e suas qualidades que o farão ir bem no cargo, então conte toda sua vida, razões pelas quais saiu de empregos anteriores, também não acrescente empregos passageiros, entre outras informações irrelevantes. Procure utilizar uma linguagem culta, o avaliador não o seu amigo com que você conversa de forma informal.

A quarta dica é para que quando for fazer curriculum pense bem no que deseja acrescentar, se você já trabalhou em áreas diferentes e acredita que isso é importante então cuidado para não embaralhar os dados, um bom curriculum vitae é aquele que é facilmente compreendido. Procure separar as áreas de atuação, mesmo que tenham ocorrido no mesmo período, procure não utilizar neste item a ordem cronológica. Pode tornar seu modelo curriculum confuso.

O quinto erro que costuma atingir os modelos curriculum é o exagero de floreios, ou seja, imprimir o curriculum vitae em papéis inadequados, coloridos e com relevo, além de algumas pessoas ainda os perfumarem. Quando for fazer curriculum utilize um papel adequado, branco liso e uma boa gramatura. Utilize fontes sóbrias, como Arial, Verdana e Geórgia, nada de Comic Sans. Não enfeite com figuras e imagens em geral.